Regulamento

Regulamento da 9ª Maratona BTT Óbidos

 1. O evento é organizado pelo BTTCALDAS.

2. Apresenta dois percursos, um de 35km (Meia-Maratona) e outro de 60km (Maratona) com grau de dificuldade de média/alta.

3. Os percursos decorrerão em caminhos rurais e trilhos no Concelho de Óbidos, os percursos estão abertos a outros veículos, pelo que todos os participantes deverão respeitar as regras de trânsito.

4. Será contabilizado o tempo de prova feito pelos atletas, sendo apresentado posteriormente no site da APEDALAR.

5. O percurso é circular, sendo o ponto de partida e de chagada em Óbidos, embora em locais diferentes ao de chegada.

6. Qualquer dos percursos será marcado, todos os participantes deverão prestar atenção às placas, fitas e marcações no chão em toda a sua extensão. Em locais possivelmente perigosos a organização compromete-se a sinaliza-los. No dorsal estará o número de telemóvel que deverão usar em qualquer situação que necessitem.

7. Todos os atletas com idade inferior a 18 anos só poderão participar com o consentimento dos pais

8. Aos menores de 18 anos será exigida uma declaração dos encarregados de educação a autorizarem a participação no evento (termo de responsabilidade), disponibilizado no site. Deverá também ser anexada uma cópia do B.I. do próprio e do encarregado de educação.

9. As inscrições estão limitadas a 1000 participantes.

10. Ao longo do percurso haverá postos de controlo,  não sendo a sua localização conhecida dos atletas. Só aos atletas que tenham efetuado todos os controlos será atribuído o tempo realizado.

11. Em todos os percursos irão existir ZA (zonas de abastecimento): águas, sumos, bolos e frutas.

12. O número do dorsal será atribuído sequencialmente após a confirmação do pagamento da inscrição,  O dorsal é fornecido pela organização e deverá estar sempre visível na parte dianteira da bicicleta.

13. A partida será organizada por boxes em função do número de dorsal atribuído. As 8 primeiras boxes serão organizadas de 50 em 50 dorsais, sendo que na 9ª boxe ficarão os restantes atletas.

14. As inscrições terminam no dia 24 de Setembro.

15. O equipamento necessário para efetuar a prova é da total responsabilidade dos participantes. O capacete é obrigatório!

16. A lista de inscritos será atualizada no site da APEDALAR

17. A partida será dada impreterivelmente às 9h30 horas e a separação dos 35 Kms para os 60 Kms encerra 1 hora após a passagem do 1º participante.

18. Independentemente da distância para que se inscreverem, poderão aquando da separação das 2 distâncias da prova fazer a opção para a que acharem mais conveniente.

19. O participante do evento concede permissão à entidade organizadora de utilizar a sua imagem, gravada em suporte de vídeo, televisão, fotografia, ou qualquer outro meio, para fins promocionais e publicitários do próprio evento e da entidade organizadora.

20. O secretariado estará aberto das 14h30min até às 19h30min do dia 27 de setembro e das 7h30min às 9h30min do dia da prova para entrega das lembranças e levantamento dos dorsais e de almoço.

21. A inscrição inclui:

-Participação na prova;

- Dorsal;

- Lembranças;

- Seguro de acidentes pessoal;

- Abastecimento durante o passeio;

- Lavagem de Bicicletas;

- Banho de água quente;

- Almoço (se a inscrição for feito com o mesmo);

- Animação existente durante a prova a cargo do Balance Club;

- Passeio pedestre para acompanhantes.

22. A organização disponibilizará os tracks dos percursos no site www.bttcaldas.com, mais próximo do evento.

23.  O valor da inscrição é de 12 € e o almoço tem um custo de 5€.

24. Os escalões para a classificação são compostos da seguinte forma:

ELITES= Menos de 29 Anos

Atletas Masculinos Nascidos depois de 1985 (inclusive)

VETERANOS A = Entre 30 a 39 Anos

Atletas Masculinos Nascidos entre 1984 (inclusive) e 1975 (inclusive)

VETERANOS B = Entre 40 a 49 Anos

Atletas Masculinos Nascidos entre 1974 (inclusive) e 1965 (inclusive)

VETERANOS C = Mais de 50 Anos

Atletas Masculinos Nascidos antes de 1964 (inclusive)

FEMININOS = Atletas femininos independentemente da data de nascimento.

 25.  Todo o comportamento antidesportivo implicará a desclassificação do atleta, pelo que não poderá voltar a participar em futuras edições da Maratona BTT de Óbidos.

26.  Todas as práticas e condutas impróprias com o meio ambiente e a natureza, serão punidas com a desclassificação do atleta.


27
.  Todas as reclamações terão de ser colocadas por escrito à organização, que terá poderes soberanos para as analisar e decidir.

28. A 9ª Maratona BTT de Óbidos encontra-se inserida no 2º Troféu BTT do Oeste, contando os tempos de todos os atletas participantes para o mesmo troféu, que terá toda a informação disponível sobre o mesmo em http://trofeubttdooeste.wordpress.com/